Uma história de amor e fúria: em perspectiva o ensino integrado de Geografia
Uma história de amor e fúria, é uma animação brasileira, com direção de Luiz Bolognesi, lançada em 2013 e tem como narrativa o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos, tendo como plano de fundo quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. O herói assume vários personagens, mas seu espírito de luta permanece o mesmo, especialmente porque seu amor o alimenta.
Nesse sentido, o filme é um excelente recurso visual para o ensino-aprendizagem, pois por ser uma produção nacional, primordial, e além de uma outra perspectiva histórica sobre os fatos. Voltando ao enredo, o filme conta 4 episódios de momentos distintos da História do Brasil, contados a partir do ponto de vista dos vencidos. Três deles são reais: a guerra entre Tupiniquins e Tupinambás, no início da colonização portuguesa, em 1565; a revolta ocorrida no Maranhão, conhecida como Balaiada, em 1825 e a guerrilha urbana, no período da ditadura militar, em 1968. O quarto episódio é uma projeção do futuro, em 2096.
Fundamentado na mitologia indígena, o herói foi escolhido para ser imortal e lutar eternamente contra Anhangá – o signo da morte e da destruição. Janaína morre e renasce em cada episódio. O filme mostra a violência que se tornou intrínseca na sociedade brasileira, mas também o amor que mantém acesa a chama da luta política e o desejo de transformação.
Mesmo sendo uma animação, é possível utilizá-lo nas aulas de Geografia, pois mostra uma composição com vários cenários e assim, possibilita o ensino integrado da disciplina, isto é, a guerra entre Tupiniquins e Tupinambás e o quarto episódio é uma projeção do futuro, em 2096 é excelente para demonstrar a transformação do espaço. A revolta no Maranhão e o Rio de Janeiro as diferenças dos biomas. Além da política, no período da ditadura, e o uso desproporcional dos recursos naturais que ocasiona a escassez e consequentemente aumentando os custos.
Trailer Oficial: ↓↓↓
Autor(post): Ricardo Santana.
Comentários
Postar um comentário