Pesquisa e Socialização de Ambientes de Aprendizagem Destinados ao Ensino de Geografia (2)

Aplicativo e Software: Google Maps
Google Mapas é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite daTerra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google.

Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras. Nos Estados Unidos o Google fez uma parceria com órgãos públicos, que incluirão as linhas de trem americanas e seus cruzamentos com rodovias ao Google Maps.
Juntamente com o lançamento da versão brasileira do Google Maps, a empresa introduziu o Local Business Center, ferramenta que permite com que qualquer empresa faça seu cadastro e seja então encontrada no Google Maps por qualquer usuário. No cadastro as empresas podem preencher seus dados cadastrais, horário de atendimento, formas de pagamento, logotipo e fotos, sendo necessária confirmação do cadastro através de uma ligação telefônica, SMS ou carta.
Com uma conta Google, já é possível destacar as suas próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Também é possível gerar um arquivo KML para integração com o Google Earth.
Desde Julho de 2015, o Google Maps sincroniza as pesquisas realizadas no computador para smartphones Android. O usuário deve realizar a pesquisa e selecionar a opção 'Enviar para o dispositivo'. Ao abrir o aplicativo no celular (com a conta Google ligada), a rota estará disponível.
No dia 09 de novembro de 2015, o Google anunciou uma atualização para o aplicativo, disponível apenas para usuários da plataforma Android, que possibilita o download de um determinado mapa, para uso 'offline', sem necessidade de internet. A nova versão do aplicativo também funciona em modo avião, mas o smartphone deve ter, pelo menos, 400 MB de espaço livre na memória do Android, para que o aplicativo salve os dados de 'modo offline'.

Software: Google Earth
Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa estadunidense do Google cuja função é apresentar um modelito tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é similar, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.

Recursos

Atualmente, o programa permite girar uma imagem, marcar os locais que você conseguiu identificar para visitá-los posteriormente, medir a distância entre dois pontos e até mesmo ter uma visão tridimensional de uma determinada localidade. No mês de maio de 2006 as imagens de satélite sofreram uma atualização e uma grande parte do Brasil já está em alta resolução. Mesmo pequenas cidades encontram-se disponíveis em detalhes.

O Google Earth faz a cartografia do planeta, agregando imagens obtidas de várias fontes, incluindo imagens de satélite, fotografia aérea, e sistemas de informação geográfica sobre um globo em 3D.

 

Software: Kgeography
KGeography é um software livre educacional que permite a aprendizagem de geografia. Ele faz parte da KDE SC 4. A versão atual é fornecida com o projeto educacional do KDE 3.5
Aprendizado

O usuário pode navegar pelos mapas clicando em uma de suas divisões. As bandeiras de cada nação e de cada capital são exibidas, há cinco modos de jogo disponíveis:
  • O usuário recebe um nome de uma divisão no mapa e precisa clicá-la;
  • O usuário recebe uma capital e precisa encontrar a divisão que pertence a ela;
  • O usuário recebe uma divisão e precisa descobrir sua capital;
  • O usuário recebe uma bandeira de uma divisão no mapa e precisa descobrir seu nome;
  • O usuário recebe uma divisão no mapa e precisa encontrar sua bandeira
Software: Atube Catcher
ATube Catcher é um programa gestor de downloads para Windows, cujo objetivo é o poder de download disco de disco rígido do YouTube - Dailymotion - Vídeos do MySpace - Google Videos entre outros. Este programa permite além da descarga da conversão a outros formatos distintos ao FLV padrão de emprego nas páginas Web AVI, IPod e PSP Compatibily, VCD, SVCD, WMV, (Windows Media Vídeo), entre outros. Detecta as localidades do vídeo e a pergunta ao usuário com qualidade de download, e inclusive pode baixar vídeos em alta definição, em formato MKV. Este software também conta com o visualizador integrado que permite navegar nos sites de videos e uma interface que suporta vários idiomas. Es possível baixar vídeos desde o navegador integrado ou copiar a URL do vídeo que pretende descargar. 3 Além disso, conta com gravação de CD / DVD, conversor de vídeo, buscador de videos integrado, gravador de tela e voz El programa es multilinguagem, a 2017 suportando o idioma espanhol, (idioma do desenvolvedor), inglês, português, brasileiro, turco, alemão, alemão, romano e noruego, entre outros. Embora seja um programa gratuito (Freeware) se le podem fazer contribuições para os desenvolvedores através de Paypal.
Citação:
Os aplicativos mencionados permitem uma navegação interessante pelo espaço geográfico, e apresentam uma representação deste de forma sistematizada por meio de imagens que mais parecem “fotos” do espaço representado em suas diferentes escalas, o que permite ao navegador, um maior “realismo” em sua pesquisa, deixando mais rica com relação à percepção de informações sobre o relevo, a rede hidrográfica, a vegetação, a rede viária, a distribuição dos equipamentos urbanos, e outras mais.
(FREITAS, 2006)

Referência Bibliográfica:

FREITAS, C. R. Impacto das novas técnicas da geoinformação nos estudos espaciais e nas representações cartográficas destinados ao turismo. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Belo Horizonte, 2006.

Por: Wesley Correia. 

Comentários

Postagens mais visitadas